finalrelacionamento

LIDANDO COM A REJEIÇÃO

COMO AGIR APÓS O FINAL DE UM RELACIONAMENTO

 

Essa é a fase mais dificil na vida do homem, é uma dor que não se compara a mais nada, só quem viveu sabe, como eu, e só quem já passou por isso, sabe que isso passa. Vou dizer o que todos sabem, o melhor remédio é o tempo. É um saco, porque não controlamos o fluxo do tempo, gostariamos que passase rápido, mas não passa.

Há quem consiga lidar como se nada tivessse acontecido? Será que existe mesmo isso?

A dor é inevitável, você no início não irá aceitar, vai sofrer, vai pensar que perdeu a sua alma gêmea, você amava aquele jeito que só ela tinha, a voz, as conversas. É terrível mesmo, mas você pode ter perdido sua alma gêmea, mas você ainda tem a sua alma, você ainda tem uma vida para conhecer novas pessoas, e viver novas experiências.

Você precisará de toda força, e dos seus amigos para lidar com isso. Se excluir do mundo, só fará com que o vazio fique maior. Também não aja como criança, não saia falando mal, não saia por aí desejando o mal da outra pessoa, vocês ficaram juntos um tempo, foi bom enquanto durou, mas acabou, fim, iremos superar.

Não tem essa coisa de voltar, pois quando terminou, terminou, se alguém quer uma segunda chance, deveria ter aproveitado a primeira, e ninguém abre mão do que lhe faz feliz, se terminou era porque algo estava errado, não é porque você conhece como é o passado ao lado de uma pessoa, que você deve temer o futuro, coisas grandiosas virão para você, o mundo irá quebrar o seu coração de dez maneiras diferentes, tantas vezes na vida, que você deve ser forte e passar por todas elas como um homem, e não um menino assustado.

Se você está passando por essa fase, sei bem como é, vamos pensar, qual o motivo que levou você a ser rejeitado?

A fase em que eu fui deixado, foi logo após a falência da minha empresa, eu estava no fundo do poço, depressivo, achando que a vida tinha acabado, mas ainda tinha alguém do meu lado, me dando forças, pobre tolo eu era ao pensar isso. Quando ela terminou comigo, ela falou que estava terminando para que eu pudesse reagir, que pudesse me erguer, enquanto havia tempo. Foi somente uma desculpa para pular fora do barco que estava afundando. Que ela estava colocando nas mãos de Deus e do tempo.

Quem ama e se importa, não coloca nas mãos do tempo, pois o tempo devora tudo, o tempo leva tudo embora, e como a minha vida estava muito conturbada, então eu pensava, se a minha vida está conturbada, então me apoia e não me descarta.

Agora me diga, eu estava no fundo do poço, será que eu precisava mesmo que alguém pisasse na minha cabeça para me afundar ainda mais? Escolhi a mulher errada, não ficou do meu lado quando mais precisei. Quando tudo é alegria, a vida é fácil, mas quando a carteira fica mais leve, prepare-se para conhecer a verdadeira natureza das pessoas que o cercam. Uma pessoa é boa, até deixar de ser.

É obvio que eu fui o único responsável por tudo que aconteceu, não coloco a culpa em ninguém, tudo aconteceu por minha causa e somente minha. Minha inocência ao confiar nas pessoas, minha irresponsabilidade. Fui responsável pela perda da minha fortuna, da minha mulher, mas superei e conquistei novamente o que valia a pena ser conquistado. Por sorte, no meu fundo do poço encontrei petróleo. São poucos que conseguem se erguer, eu não tenho uma fórmula para a riqueza, é meu dom fazer dinheiro. Ela ainda fez um último favor quando terminou comigo, cutucou meu ego, infelizmente, o orgulho, às vezes, é o combustivel de que você precisa, ergui-me em três meses.

Você deve pensar, o que eu posso ter feito para conseguir tão rápido, eu sou investidor da bolsa de valores, empreendedor que sabe aproveitar as oportunidades. Vendi o pouco que restava, junto com uma invenção, eu pude me capitalizar e voltar a investir, durante esse processo tive o apoio de um primo que hoje é como um irmão, e é a ele que sou grato pela minha recuperacão, acreditou em mim e na minha capacidade, quando ninguém mais acreditou. E também tive o apoio do meu irmão. A familia sempre ao meu lado.

De um tombo milionário, para uma estabilidade financeira, renasci como uma pessoa confiante, perdoei a mim mesmo, e também conquistei a estabilidade emocional, meu amor próprio, encontrei mulheres melhores, e no final restou o aprendizado.

Uma coisa que aprendi também, por maior que sejam os seus problemas, não se esconda deles, encare-os de frente, e tente preservar as pessoas que o cercam, do estresse, de tudo. Não seja covarde com as adversidades da vida, as tempestades duram um tempo, mas até os maus momentos serão esquecidos. Repita para você mesmo, em três anos, essa dor que eu sinto agora, realmente vai importar alguma coisa?

Quando o barco começa a afundar, ratos e mulheres fogem primeiro, então o barco estabiliza, a tempestade passa, e você consegue ver que, na sua vida, restaram somente as coisas que têm uma base forte, o que tem valor, uma amizade verdadeira, sua família, algo que não se abala com qualquer coisa. As tempestades levam embora o que não era forte na sua vida, às vezes, levam algo que jamais poderão ser substituídas. Cabe a você viver de maneira que isso jamais aconteça novamente, e então você percebe o que deve ser valorizado na sua vida.

Às vezes, fico pensando que realmente as coisas estão destinadas a acontecer. Pense comigo, se eu não tivesse passado por tudo que passei, você não estaria lendo esse livro agora, porque eu não teria escrito sobre isso, não sentiria a necessidade de compartilhar essas coisas, e hoje eu posso estar ajudando você, então, se você está passando por uma fase dessas, está sofrendo e pense que, antes de você sofrer, eu sofri para que agora eu possa te ajudar.

Muito tristes, algumas noticias que li nos últimos tempos, homens se matando por que terminaram um relacionamento.

Não seja fraco, dói e é uma merda, mas a vida é mais do que isso, você deve ser capaz de se erguer e superar todas as adversidades. Algumas coisas você deve evitar, tanto para não ficar conhecido como idiota ou cachorro que tá correndo atrás. Não fique olhando as redes sociais dela por exemplo, não procure por ela, não ligue, deixe-a em paz, nada irá trazê-la de volta. E você vai ficar bem com isso, com o passar do tempo, você irá esquecer.

Eu, mesmo nos dias de hoje, às vezes tenho vontade de ir ver como ela está, o que está fazendo, mas antes de abrir facebook ou algo do tipo, eu repito pra mim mesmo.

“ Por que você vai fazer isso consigo mesmo? Para que vai se torturar mais ainda?”

Acabou, encontre uma mulher melhor para você, e pronto. Não pode ser tão difícil assim.

E não é.

Estamos de volta à prateleira dos usados, dos seminovos, iremos nos envolver de novo, e de novo e muitas vezes, nos fortalecemos com as dificuldades, e aprendemos com a vida.

No texto abaixo, fui auxiliado pelo meu amigo, Edu Quadros.

Se você foi largado por sua mulher e infelizmente ainda continuou gostando dela, certamente precisará de dicas importantes para não cometer o sério erro de correr atrás, ligar bêbado, muito menos ir à casa dela em plena madrugada.

Existem pontos muito importantes para conseguir sair dessa situação, é preciso, primeiro de tudo, não deixar esse sentimento atrapalhar sua vida profissional e pessoal. É preciso continuar de cabeça erguida. Você terá que se “dividir em duas pessoas”, o “você fora do seu trabalho” e o “você no trabalho”.

Por que isso?

Simplesmente porque seu chefe não irá se importar se você não conseguiu dormir de noite pensando na sua ex-mulher e de manhã não tem cabeça para pensar no serviço e ir em busca das metas da empresa. Ele não se importará se na hora da janta você não jantou porque estava sem fome e triste pensando na sua ex-mulher. Por isso você precisa se dividir em dois, seus problemas terão que ficar da entrada de fora de seu trabalho, quando você bater o ponto no serviço terá que ser uma pessoa focada cem por cento no seu serviço e nas metas.

Os problemas ficam para depois do expediente.

É difícil e será difícil, infelizmente o único remédio pra isso é o tempo, esse é o senhor que curará todos os males que uma mulher pode causar a um homem.

Comece fazendo uma limpeza em tudo que poderá trazer lembranças dela, ou que poderá, de certa forma, levá-lo até ela. Principalmente o número de celular, de preferência apague da sua cabeça também, redes sociais, procure excluí-la de seu grupo de amigos ou seguidores, porque, por mais que você se controle pra não ficar olhando e querendo saber o que ela está fazendo, quando você chegar bêbado em casa, às 5h da manhã, será impossível de controlar a mente e, principalmente, o coração de querer deixar um recado, um twite, algo do tipo. Você não pode deixar de sair, mas é preciso evitar fazer as mesmas rotinas que você fazia com ela, o bom é evitar ir aos mesmos lugares. Tem que ir a lugares diferentes, barzinhos, baladas. Enfim, algum lugar que tenha mulheres e que você possa encontrá-las a fim de um sexo casual. O maior erro da maioria dos homens, após um fim de relacionamento, é querer se isolar dos amigos, deixar de sair, de certa forma é normal e compreensivo, mas infelizmente não se pode agir assim, porque você estará torturando sua mente e seu coração.

Você não pode perder a autoestima, tem que mantê-la sempre elevada ao mais alto nível. O passo mais importante depois do fim de um relacionamento é comer a primeira mulher diferente depois de dois, quatro, cinco anos comendo a mesma (a não ser que você não era fiel). É preciso renovar as energias. Quando você termina um relacionamento de anos, a primeira sensação é a de que nunca mais vai comer ninguém na sua vida. Mas mulher é como as cabeças da Hidra, corte uma e duas nascerão no seu lugar, simples assim.

Cuidado ao pegar alguma amiga da sua ex, é tentador, mas pode transparecer fraqueza, que está tentando se vingar. Certamente, se você conseguir pegar a amiga ou a melhor amiga dela será um grande feito, certamente sua ex ficará sabendo. Então, tome cuidado em situações como essa.

Geralmente, você vai ter apoio dos seus verdadeiros amigos, dê valor a isso, serão poucos, mas quem estiver no seu lado você vai perceber que serão amigos verdadeiros até o fim, na hora boa ou na ruim eles estarão no seu lado, essa situação serve de aprendizado para muitas coisas, aproveite para ver o lado bom de sofrer por uma mulher, nem tudo é tão ruim quanto você deve estar pensando.

O dia mais difícil será o dia em que você estiver no mesmo ambiente que ela. Será tão difícil que você irá precisar “amarrar seu coração” e dominar a emoção e você tem que estar preparado emocionalmente para isso.

Por mais que ela consiga, de certa forma, tirar o brilho de seu sorriso é preciso sorrir e não demonstrar o que está acontecendo por dentro. Talvez, por boa educação um “Oi, tudo bem?” sem se alongar muito, nada mais que isso. Haja naturalmente para não demonstrar nada que ela possa perceber que você esteja sofrendo, ou que sofreu, é preciso ser maduro, pense em tudo de ruim que ela te causou e use isso como remédio para a dor que estará sentindo.

Lembre-se, você é homem e terá que agir como tal.

A melhor resposta para um fim de relacionamento é o silêncio, não vá atrás, não ligue, não queira saber como ela está, não queira mais saber como foi o dia dela no serviço, não se importe, não demonstre nada a ela, guarde pra si, deixe essas emoções no baú do seu coração, trancado a sete chaves. Por fora, demonstre estar feliz e de bem com a vida.

Aproveite a nova fase de solteiro, o mundo não acabou! Saia sem compromisso de voltar pra casa, faça novas aventuras, viagens, o mundo tem muito a ser aproveitado, você jamais poderá deixar de querer aproveitar as coisas boas da vida simplesmente porque seu relacionamento não deu certo com uma pessoa. Aproveite seus dias, óbvio que construir uma família, ter seu filho é o ápice na vida de um homem, mas é preciso dar tempo ao tempo, as coisas acontecem naturalmente, nessa vida nada é forçado, e sim, conquistado, e o seu futuro amor pode estar até mais perto do que você pensa. Toda essa fase ruim passará, não se apresse, deixa acontecer naturalmente.

Aprenda uma coisa.Na vida, a única coisa que não segue regras, e que geralmente não deixa você ter escolhas é o seu coração. Muitas vezes ele se engana, você se engana, não é?

Seu coração também tem o direito de errar, mas assim como você, ele vai acertar e só depende de você não se abalar nessa situação e ter força o suficiente para seguir em frente, é preciso mostrar o porquê você nasceu homem, é preciso ser maduro. Você certamente deve ter feito àquela pergunta que todos fazem pra si próprio. “Por que isso só acontece comigo?” ou “Por que isso está acontecendo comigo?” Amigo, você não é o único que esta passando por isso, todo mundo já passou! Anime-se, abra a janela do seu quarto e deixe o sol entrar, trazendo com ele toda a positividade que você precisa para encarar seu dia.

Pense e reflita. Se tudo na sua vida fosse um mar de rosas, se você pegasse a mulher que bem entendesse, se fosse comprar qualquer carro que quisesse quando bem entendesse, você acha que teria graça uma vida assim? Óbvio que, nos primeiros anos, seria tudo de bom, muita curtição. Em poucos anos, perderia a graça de viver.

A vida não é fácil, por que, se fosse fácil, não teria graça. Nem tudo que tem valor tem preço. Aliás, as melhores coisas da vida ainda são de graça!

Às vezes, é preciso sofrer sim, assim como é preciso amar, beijar, transar. Seus bens materiais não servirão de nada após essa vida, viva para conquistar suas coisas com seu próprio suor, viva para ser feliz e nada mais.

Viva e aproveita cada momento, seja bom ou ruim. Aprenda com os erros, e desfrute os bons momentos.

J.F ROZZA

001

J.F Rozza View more

J.F. Rozza – Empresário, Investidor, Educador Financeiro e escritor, formado na vida.
UA-40371773-1