equilibrio

EQUILÍBRIO

               Talvez seja o ensinamento mais importante, e que deve tornar-se regra em toda ação que vocês possam tomar e, a partir de agora, o que irá ditar o rumo de nossas vidas. Todos já devem ter visto o símbolo do yin-yang.

                O yin-yang são dois conceitos do taoísmo, que expõem a dualidade de tudo o que existe no universo.

                Ele descreve as duas forças fundamentais opostas e complementares, que se encontram em todas as coisas. O yin é o princípio feminino, a terra, a passividade, escuridão, e absorção. O yang é o princípio masculino, o céu, a luz, atividade, e penetração.

                Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência e que, por sua vez, existe dentro de si. Assim, deduz-se que nada existe no estado puro, nem tão pouco na passividade absoluta, mas sim, em transformação contínua.

                Além disso, qualquer ideia pode ser vista como seu oposto, quando visualizada a partir de outro ponto de vista. Nesse sentido, a categorização seria apenas por conveniência. Estas duas forças, yin e yang, seriam a fase seguinte do tao, princípio gerador de todas as coisas, de onde surgem.

                Yin e Yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão, e é representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa, apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz  muito fraca, é o yin.  Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas, e achar o equilíbrio entre elas é essencial.

                 A filosofia chinesa é composta basicamente da energia, negativa e positiva. As duas esferas dentro do símbolo significam a idéia de que, toda vez que uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto.

                Bom, eu não falarei sobre energias, nem nada do tipo, mas na minha interpretação, ele também pode ser usado para representar o equilíbrio que deve existir entre todas as coisas. Ou seja, o equilíbrio representa o bem e o mal que existe dentro do homem. Perceba que nenhuma das partes do símbolo é maior que a outra, elas são iguais. Nenhuma superior a outra. E esse é um dos segredos para ter sucesso em quase tudo na sua vida.

                Você deve ter equilíbrio em tudo que faz, existe um santo e um demônio dentro de cada um, você não deve deixar nenhum deles vencer, nenhum deles deve ser superior ao outro.

                 Você não pode seguir ao pé da letra todos os nossos ensinamentos, tudo aquilo que escrevemos, algumas ideias não se encaixarão na sua vida, você deve optar por qual caminho irá seguir, em algumas situações você deve adaptar o que aprendeu para que o conhecimento não acabe atrapalhando, ao invés de ajudar. Deve moldar de acordo com a situação em que você se encontra.

                                Isso se aplica a quase tudo na sua vida, não ser bonzinho demais, não ser mau demais, não ser amoroso demais, não ser frio demais. E, em praticamente todo o restante, a aplicação do equilíbrio no dia a dia é infinita.

                Sua vida profissional não deve engoliar a sua vida pessoal, você não pode esquecer a sua família, os seus amigos, você deve manter o balanço entre seus projetos, claro que, em alguns casos, você terá que abrir mão de algo para poder se concentrar em outra coisa. Nesse caso, é uma exceção, o que você não deve é viver toda a sua vida em extremos, existe tempo para tudo, não tenha pressa. Passar um tempo longe da família porque precisa trabalhar, afastar-se dos amigos porque precisa estudar, tudo isso é exceção, isso não será absoluto e não será para sempre. Agora, viver toda a sua vida mantendo distância da família e ficando obcecado por algo, por uma realização profissional, isso é errado. Perder um compromisso da escola do seu filho, não matará ninguém, mas nunca ir, nunca ter tempo para quem realmente significa algo para você, se você fizer isso, você é um completo babaca.

                 Aposto que muitas pessoas já vivenciaram experiências em que a namorada acabou o relacionamento por achar que você é carinhoso demais, é meloso demais, muito amoroso, o cara bonzinho. Em outros casos, terminaram porque você é frio, não demonstra nada, não a trata com carinho.

                É certo que o cafajeste leva vantagem sobre o bonzinho, mas só na questão do controle das situações e o controle do relacionamento.

                 O bonzinho será sempre doutrinado, sempre dominado, porque não sabe se expressar, e faz tudo para agradar, enquanto o cafajeste se impõe e não deixa ninguém dominá-lo e toda mulher teima em tentar consertar um cafajeste, alegando que “comigo vai ser diferente”. Isso é excelente, mas vai chegar a um ponto em que você vai ter que equilibrar isso, nada de excessos.

                Exemplo, se você está prestes a casar, já não é necessário tantos joguinhos, tanta atenção ao controle, você deve trocar o cafajeste pelo homem justo. Cuidar da sua família, respeitar sua mulher, aqueles princípios básicos do casamento.

                Cuidar para a rotina do dia após dia não matar o sentimento que uniu vocês, e trabalhar na parte profissional e pessoal do Macho Alfa, já que a parte amorosa da sua vida, está resolvida.

( assim esperamos ).

                Todos os excessos devem ser evitados, tudo que é demais enjoa e não faz bem.

                 Até mesmo quando se consegue fazer a garota se apaixonar por você, não precisa ser um cretino frio e calculista, pode deixar o seu lado bom solto um pouco, na medida equilibrada, só não seja amoroso em demasia, nem romântico, o romantismo hoje em dia sobrevive nos pequenos gestos, como preparar um jantar, um pequeno agrado já pode se considerar romantismo, agora aquele excesso de rosas e mais rosas, serenata, isso é palhaçada.

                E nenhum Macho Alfa deve fazer papel de palhaço, se fizer, não é um Macho Alfa, e se você quer tornar-se um, comece a prestar mais atenção aos detalhes do que você está fazendo errado na sua vida, e conserte. Velhos hábitos são difíceis de mudar, mas só porque é difícil não quer dizer que seja desnecessário, terá que se adaptar.

                 Nada vem da inércia, do comodismo, nada vem de graça, você deve tomar a força! Você deve lutar sempre, por tudo que quer. Não estou falando de violência, seu babaca, hoje em dia, uma mente forte conquista tudo o que quer.

                A mente é quase como um músculo, e deve ser exercitado e aperfeiçoado dia após dia. E como exercitá-la? Ler muito, aprender outros idiomas, conhecimento nunca será demais.

                 Todos já ouviram falar no ditado que “as melhores mulheres estão no topo da árvore” não é?

                Não conhece? Googleia aí que você acha.

                Eu, pelo menos, já ouvi, é um texto famoso, e só hoje parei para pensar em uma teoria sobre isso, Já falamos que a mulher é movida pela espera, não é? Agora, a mulher está no topo, e estar acima de nós, faz dela melhor que nós, então? Ela se vê em um pedestal, e isso justifica o seu ar de superioridade? Isso justifica manipular e brincar com os homens? E que nós, homens, devemos escalar a árvore, mesmo que a queda de uma altura possa nos matar, lutar contra as adversidades, para ter as melhores mulheres.  É isso mesmo? Tentam nos impor uma mulher como meta de vida? Eu digo que isso está totalmente errado e eu não seguirei este caminho.

                No momento que a mulher está no topo da árvore, você fará dela sua meta de vida, a escalada representa os passos que você dá no dia a dia da sua vida, e o que teremos como recompensa, uma mulher? E se depois não gostarmos da mulher? Não precisamos de um troféu. Uma mulher que só espera, não deverá nunca ser nossa recompensa.

                Por isso eu digo, não! A única coisa que deve estar no topo, que deve ser a prioridade da sua vida é o caminho justo, é o seu amor próprio, é sua vida profissional, você será bem sucedido nos negócios, no trabalho, será um homem saudável, viverá muito, será um homem respeitado por todos, honrado.

                A mulher que deve estar lá no topo, com toda certeza, não deve estar muito feliz, vendo a maioria dos homens juntando as fáceis que estão chão.

                Então, encontre uma mulher que perceba todas as qualidades em você, a diferença que você tem para com o restante, e que desça da maldita árvore para trilhar o caminho com você!  Que venha ao seu encontro, porque só assim saberá que ela estará do seu lado em todas as fases da sua vida, boas ou ruins. Aquelas que só ficam esperando não servem para trilhar o caminho honrado que você vai levar. Pois como você apareceu, outros podem aparecer, e elas irão substituir você, ao invés de apoiá-lo.

                Mulher não é um troféu! Ou ela é companheira e encara tudo com você, ou não é a certa! Casar e ter filhos é o auge na vida do homem, seja sábio e escolha uma companheira para seguir ao seu lado, ao invés de um troféu para exibir para os outros.

                É o coração que diz quem é a certa, as situações e as atitudes dela mostram que não. Agora me diga, você é tão fraco que vai deixar isso controlar a sua vida? Você vai ser um medroso e por medo de ficar sozinho, não irá encerrar esse relacionamento?

                O coração é o responsável pelas maiores dores de cabeça do homem.

                Necessário escutá-lo, às vezes, mas nem sempre ele estará certo, a razão é uma companheira melhor, ela evitará preocupações e dores, que o coração não enxerga, e não enxerga porque não quer, porque a maioria da vezes a informação está ali, gritando para você, mas você está cego e não a enxerga e, quando alguém for dar um conselho, escute e comece a perceber se tem fundamento, não teime e não discuta, apenas analise. Começa ai o seu caminho para dominar qualquer emoção.

                Começa aí o caminho para o equilíbrio nos relacionamentos, o esforço para ficar junto deve ser mútuo, se não for, é porque algo não se completa. E você vai perceber que escolheu errado, e deverá ser sábio para tomar qualquer decisão. Você também deve ter equilíbrio no ambiente de trabalho, você deve ser justo, mas não capacho, não deve ter medo de expressar sua opinião e suas ideias, desde que ela tenha fundamentos e não seja somente uma fantasia à qual você se apegou.

                 Então, resumindo tudo que você leu, tudo que você vai ler, deve ser analisado, e ajustado para que se encaixe na sua vida e seja benéfico e não traga o resultado oposto do que você quer. Para cada ação haverá uma reação, quando começar a utilizar nossa filosofia, irá perceber as mudanças, as reações de tudo e todos, e deve analisar se é o resultado que você queria, se for, ótimo, se não for, procure o que está errado e conserte.

                “Confie em mim e o ensinarei a manejar as armas. Acredite em Deus e ele lhe dará esperança. Acredite e confie em si mesmo e vencerá qualquer batalha.”

J.F Rozza

001

J.F Rozza View more

J.F. Rozza – Empresário, Investidor, Educador Financeiro e escritor, formado na vida.
UA-40371773-1